21/12/2010

Campanha de Natal bate recorde e arrecada mais de 22 mil brinquedos

 
 
 

O Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM) e o Sistema FECOMÉRCIO – SESC e SENAC – fizeram sua parte e arrecadaram mais de 22 mil brinquedos com a campanha de Natal Devolva a alegria ao seu brinquedo, que terminou na semana passada. O número é um recorde de arrecadação em relação a campanhas realizadas por ambas as instituições em anos anteriores.

 
Ontem, parte dos brinquedos ganhou um novo destino. Em oito cidades do estado, o SESC promoveu festas para a entrega das doações arrecadadas. Mais de mil crianças receberam a visita antecipada do Papai Noel, em eventos marcados pela alegria e pela emoção.
 
Em Curitiba, por exemplo, meninos e meninas de 2 a 17 anos, de casas-lares da Região, assistiram ao show do coral da Creche Bom Samaritano, de Pinhais, e ainda brincaram na cama elástica, escorregador inflável e diversos jogos e oficinas antes de receber o presente do “bom velhinho”. Em Guarapuava, dois Papais Noéis chegaram de moto para a entrega dos brinquedos; em Londrina e Cambé, houve carreata; em Maringá também teve teatro para crianças de quatro instituições da cidade. Também houve ações em Cascavel e em Paranavaí, além de Paranaguá.
 
Em Foz do Iguaçu, a Campanha contou também com a ajuda do Exército, que disponibilizou uma equipe para passar nas casas arrecadando os brinquedos. A festa foi realizada no ginásio do SESC. “É muito gratificante ver essas crianças com um sorriso no rosto, que elas vão ter um brinquedo agora no final do ano, que vão poder realmente ter um feliz Natal, como todas as outras”, afirmou Elaine Tezza, do Instituto GRPCOM.
 
 
 
 
 
Voluntariado e doação
 
A distribuição dos brinquedos, no entanto, foi muito além das festas. Várias instituições sociais paranaenses foram beneficiadas, recebendo brinquedos novos e usados. Em Londrina, Maringá e Paranavaí, os centros educacionais infantis receberam a maioria das doações. Na capital, o SESC enviou parte do que foi arrecadado para as entidades participantes do projeto Mesa Brasil, enquanto o Instituto GRPCOM distribuiu os brinquedos recebidos para ONGs como a Pastoral da Criança, a Creche Meu Pequeno Reino, a Associação Menonita e o Instituto Lixo e Cidadania, além de comunidades de Itaperuçu e Rio Branco do Sul.
 
A escolha das entidades beneficiadas levou em conta a real necessidade delas, já que muitas já recebem brinquedos e realizam ações de final de ano em parceria com outras empresas. “Buscamos ao máximo encontrar instituições que estavam realmente precisando, ligamos para várias e sempre que ouvíamos que já tinha uma ação programada, procurávamos outra. Quando encontrávamos, era uma felicidade! Poder ajudar quem realmente não tinha mais esperança tem um imenso valor”, exalta Caroline Mendes, do Instituto GRPCOM.
 
Além de responsável pela articulação da campanha, Caroline encabeça também o Comitê do Programa de Voluntariado do GRPCOM, que aproveitou a festa para realizar mais uma ação e reunir os colaboradores interessados em fazer o bem. “Tivemos a participação de 10 voluntários e cada inscrição foi uma alegria. Depois ver todos lá no trabalho, felizes em ajudar o Papai Noel, brincando com as crianças, ajudando na organização… E o mais legal foi que pessoas que nem estavam no programa de voluntariado, que nunca tinha feito ação voluntária, se animaram com a proposta”, resume ela. “Plantamos a sementinha, isso foi o mais importante”, finaliza Caroline.