19/10/2011

Serviços e Cidadania promove oficina sobre geração de renda e mobilização de parcerias

O projeto Serviços e Cidadania, desenvolvido pelo Instituto GRPCOM, irá promover a oficina "Inspiração, Investimento e Impacto” nos dias 07 e 08 de novembro, em Curitiba – PR. Realizada em parceria com a Aliança Empreendedora e Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE), o objetivo é capacitar representantes de ONGs para mobilizar parceiros e gerar recursos.
 
A oficina é gratuita e será ministrada por Rodrigo Brito, co-fundador e diretor executivo da Aliança Empreendedora. “Mais do que captar recursos, a oficina aborda como organizações sociais podem captar a atenção e o interesse de potenciais parceiros e financiadores desenvolvendo um modelo inovador de parceria”, explica.
 
Confira os temas que serão abordados:
 
1. Cenário do setor e histórico no Brasil
2. Formas e Atores para fazer parcerias e mobilizar recursos
3. Repensando a auto-sustentabilidade.
4. A Pirâmide de Atores para Mobilização de Parceiros e Recursos
5. Mobilização – A Ponta do Iceberg Organizacional
6. Estratégia em Parcerias e Mobilização de Recursos
7. Ferramentas de Gestão, Acompanhamento e Análise da atividade de Parcerias e Mobilização de Recursos
8. O Perfil do Gestor de Parcerias e Mobilização de recursos
9. Os 3 Pilares da Organização: Estratégico, Operacional e Institucional
10. Abordagem – O que fazer e o que NÃO fazer ao mobilizar parcerias e recursos
11. A Importância das histórias, números e indicadores
12. Posicionamento e Estratégia de Comunicação coerente
13. Como criar e usar o “Efeito Rede”
14. Marketing, Comunicação e a Web 2.0
15. Captação / Mobilização X ATRAÇÃO de parcerias e financiadores
16. Como elaborar propostas e projetos
17. Como elaborar e utilizar apresentações institucionais
18. Pós Parceria / Captação – A próxima sempre depende da anterior…
19. Sugestões de livros, sites e filmes
 
Como participar
 
A capacitação é destinada para representantes de ONGs devidamente cadastradas no projeto Serviços e Cidadania. Para participar, é preciso enviar para o e-mail servicosecidadania@grpcom.com.br o formulário de inscrição preenchido (clique aqui para baixar). Mas atenção: o prazo para recebimento do formulário termina em 31 de outubro.
 
Cada instituição pode inscrever um representante, preferencialmente o presidente, coordenador executivo ou a pessoa responsável pelas estratégias de captação de recursos e estabelecimento de parcerias. Caso a ONG queira inscrever mais de uma pessoa, terá que justificar a necessidade no formulário de inscrição. Serão disponibilizadas 40 vagas e a lista com o nome das ONGs selecionadas para participar da oficina será publicada no site do Instituto no dia 01 de novembro.
 
Sobre o palestrante e a Aliança Empreendedora
 
Rodrigo Brito é formado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com especialização em "Global Leadership and Public Policies for the 21st Century" pela Harvard Kennedy School. É um dos fundadores da Aliança Empreendedora, organização criada em 2005 e que atua em 11 estados brasileiros com programas de apoio e inclusão de microempreendedores de baixa renda.
 
Em 2010, Rodrigo foi um dos três brasileiros selecionados dentre 5 mil candidatos a integrar a rede Young Global Leaders, do Fórum Econômico Mundial. Também é consultor do quadro de empreendedorismo "Mandando Bem", do programa de tv "Caldeirão do Huck".