19/04/2011

Voluntários do GRPCOM participam de ação de Páscoa

No sábado, dia 16, o programa de Voluntariado GRPCOM realizou a primeira ação do ano junto à comunidade. A ação de Páscoa contou com a participação de 18 voluntários que animaram a tarde de 123 idosos do Lar Recanto do Tarumã, em Curitiba. A diversão ficou por conta de várias rodadas de bingo, e depois de um lanche especial, o refeitório se transformou em uma pista de dança com direito à forró, samba, dance e música gauchesca.
 
A iniciativa, promovida em parceria com o programa de voluntariado empresarial da Kraft, teve  apoio da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep-PR), por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial – CPCE, movimentou os idosos, que foram para pista e aproveitaram a companhia. Para o coordenador de voluntariado do Socorro aos Necessitados – instituição a qual pertence o Lar Recanto do Tarumã, projetos como esses são muito importantes porque fazem a inclusão do idoso na sociedade e aproximam a comunidade da instituição. “Mas, a ação é ainda mais importante para o voluntário, que sai do local com a sensação de que melhorou ambiente, deixou amor e fez a diferença para aquelas pessoas”, afirma Hilber Gomes Barros.
 
Foi esse o sentimento da voluntária Josiane Lima, que participou pela primeira vez de uma ação através do  Voluntariado GRPCOM. Acompanhada de uma prima, Josiane diz ter saído do local renovada: “Fiquei comovida ao ver o sorriso, o brilho no olhar e as histórias de vida daqueles senhores”, comenta a voluntária que já se comprometeu participar  da próxima ação do grupo e vai levar uma amiga.
 
A aprendiz Natieli Aparecida Guimaraes vai lembrar para sempre da tarde em que acompanhou um idoso cadeirante. “Adorei a animação dele e foi muito empolgante saber que dedicar duas horas do meu dia deixará essas pessoas felizes a semana inteira”, conta a jovem que saiu do asilo cheia de histórias.
 
Para a articuladora do programa, Caroline Mendes, a ação foi realizadora: “Fiquei muito feliz com a adesão dos participantes que envolveram toda a família. Os mais novos no final da tarde vieram me perguntar se poderiam participar das próximas atividades sem a presença dos pais. Super bacana”, afirma. E, a julgar pela satisfação de todos, o programa só tem a crescer, acrescenta.
 
A próxima ação junto à comunidade já está sendo programada. Com outro foco, será destinada a crianças e os voluntários irão desenvolver oficinas com materiais recicláveis.
 
Confira algumas fotos feitas por Djalma Dissenha, voluntário do GRPCOM.