21/11/2016

Um ano de recordes para o Televisando

Se 2015 já havia sido um ano excelente para o Televisando, em 2016 o projeto se superou, atingindo as melhores marcas de engajamento de professores e escolas desde sua criação, em 2008. No total foram 5.096 professores, de 812 escolas, impactando mais de 157 mil estudantes nas 41 cidades paranaenses atendidas pelo projeto.  

As 28 reportagens especiais produzidas exclusivamente para o Televisando sob a temática “Nossa Terra, Nossa Gente” foram envolventes e levaram a comunidade escolar a viajar pelo Paraná e conhecer lugares incríveis e histórias fascinantes. De brinde, o Televisando ainda disponibilizou no DVD entregue às escolas mais 38 reportagens extras sobre o estado, produzidas para os programas Plug, Caminhos do Campo e Meu Paraná.

Todo esse estímulo resultou em 3.156 trabalhos enviados para o Concurso Cultural. Das escolas cadastradas no projeto, 54% participaram. O destaque foi para a categoria Prática Pedagógica, com 157 relatos de professores, o maior número da história do Televisando. Parceiras na correção dos trabalhos, nove instituições de ensino superior envolveram 335 alunos dos cursos de Pedagogia, Letras e Artes Visuais – todos capacitados para realizar a avaliação seguindo os mesmos parâmetros em todo o estado.

Capacitação

Um dos eixos principais do Televisando é a formação de professores. Diante disso, o projeto disponibilizou às escolas interessadas doze oficinas presenciais intituladas “TV na prática”, com abordagem sobre os pilares da Educomunicação e a aplicação prática da mídia em sala de aula; além dos oito cursos na plataforma EAD, sendo dois novos: “Dramatização da Notícia” e “Leitura Crítica da Mídia”.

Para a professora Andrea Pinesso, de Umuarama, concluinte do curso “Dramatização da Notícia”, a capacitação trouxe informações coerentes com as Diretrizes Curriculares Nacionais da disciplina de Artes, que incorpora o teatro como eixo a ser trabalhado nas escolas. “O curso foi maravilhoso, totalmente de acordo com a minha concepção de como deve ser o trabalho com o teatro na escola”, ressaltou.

Pesquisa de Satisfação

A Pesquisa de Satisfação é a última etapa que deve ser cumprida pelos públicos diretamente envolvidos no Televisando. Em 2016, 1.100 pessoas responderam ao questionário. Veja como foi a avaliação:

• Cursos aprovados: 84% avaliam os cursos como “Bons e Excelentes”.

• Satisfação: 96% dos respondentes consideram-se satisfeitos ou muito satisfeitos com o projeto.

• Concurso Cultural: 95% dos professores consideram o Concurso Cultural “Bom ou Excelente”.

• Transformação: 95% dos professores afirmam que os resultados do Televisando extrapolam a sala de aula e influenciam mudanças na vida social e familiar dos estudantes envolvidos.

• Inovação: 78% dos professores participam do projeto por considerarem inovador, que incentiva e reconhece práticas pedagógicas com as mídias.

• RPC e a educação: 99% acreditam que a RPC é uma empresa comprometida com a qualidade da educação e com o desenvolvimento humano.