22/06/2015

É tempo de Concurso Cultural Ler e Pensar 2015!

Chegamos à metade do ano, ao final do primeiro semestre e ao momento de lembrar que é tempo de Concurso Cultural Ler e Pensar 2015!

A equipe do projeto já está pronta para começar a receber os trabalhos de alunos, professores, escolas e secretarias de educação, que retratam as atividades feitas com o jornal em sala ao longo do ano. Nesta edição, vale lembrar, o tema que inspira as produções é Uso Consciente das Tecnologias

Nos dias 27 e 28 de outubro, os dois eventos de premiação, de professores e estudantes, respectivamente, acontecem no Teatro Guaíra, como já é tradição. Esta será a 9ª edição do evento, em que os participantes que tiveram suas práticas pedagógicas ou trabalhos selecionados pela comissão avaliadora do Ler e Pensar são reconhecidos, valorizados e premiados.

 

Sobre as categorias e premiações

 

Alunos:

Ilustrador Mirim (Alunos do 1º ao 3º anos)

Produção de um desenho ou ilustração, em folha A4, em cores ou preto e branco. Deve apresentar criatividade e noção de espaço, ser coerente e ter como base uma imagem (ilustração ou fotografia) publicada na Gazeta do Povo, inspirada na temática Uso Consciente das Tecnologias.

Prêmios: Tablet Samsung KIDS + Assinatura Anual Gazeta do Povo impresso e digital + Troféu.

 

Cartunista Mirim (Alunos dos 4º e 5º anos)

Produção e envio de uma tira em cores ou preto e branco. Deve apresentar criatividade e noção de espaço. São aceitas tiras com um mínimo de três e máximo de seis quadrinhos. Deve ter com base um cartoon, uma ilustração ou uma tirinha publicada na Gazeta do Povo, inspirada na temática Uso Consciente das Tecnologias.

Prêmios: Tablet Samsung KIDS + Assinatura Anual Gazeta do Povo impresso e digital + Troféu.

 

Redator Júnior (Alunos dos 6º a 9º anos)

Elaboração de uma redação manuscrita, entre 10 e 20 linhas. Deve ter como base uma crônica, um artigo ou uma notícia publicada na Gazeta do Povo, inspirada na temática Uso Consciente das Tecnologias.

Prêmio: Computador desktop + Assinatura Anual Gazeta do Povo impresso e digital + Troféu.

 

Repórter Teen (Alunos do Ensino Médio)

Produção de uma reportagem (15 e máximo de 30 linhas), seguindo modelo deste gênero textual: título, lide, citações, box, etc. A reportagem deve ter como base uma reportagem ou uma notícia publicada na Gazeta do Povo, inspirada na temática Uso Consciente das Tecnologias. São observadas criatividade, ortografia e fluência de ideias.

Prêmio: Computador desktop + Assinatura Anual Gazeta do Povo impresso e digital + Troféu.

Os professores orientadores dos trabalhos premiados ganharão Assinatura da Gazeta do Povo + Troféu.

 

Professores:

Prática Pedagógica

São premiados os professores cujas atividades melhor representarem a proposta do Ler e Pensar, relacionando conteúdos escolares ao trabalho com o jornal Gazeta do Povo. Relevância social e educacional, originalidade, criatividade e estímulo ao exercício da cidadania são alguns aspectos avaliados.

Os dez finalistas deverão apresentar seu trabalho perante a banca avaliadora e ainda ganham um Tablet Samsung Galaxy.

Os três melhores trabalhos ganham: Notebook + Assinatura Anual Gazeta do Povo impresso e digital + Troféu.

 

Escolas:

Categoria Mobilização

As instituições que mais se destacam na mobilização efetiva da comunidade escolar são premiadas. O reconhecimento é dado àquelas que comprovarem a socialização, o relacionamento e o impacto das atividades realizadas.

As três escolas que mais motivarem seus professores ganham: Data Show + Assinatura Anual Gazeta do Povo impresso e digital + Troféu.

 

Secretarias de Educação:

Categoria Compromisso

Modelo de gestão, acompanhamento logístico e institucional são alguns dos critérios avaliados. São premiadas as secretarias de educação que registram maior envolvimento, orientação e apoio comprovado à participação de professores e escolas nas atividades do projeto.

As três secretarias mais comprometidas com o projeto ganham: Ultrabook + Assinatura Anual Gazeta do Povo impresso e digital + Troféu.

 

Envio dos trabalhos

Cada escola pode selecionar até dez trabalhos de cada categoria para enviar ao endereço do Instituto GRPCOM (Rua Júlio Perneta, 526, Mercês – Curitiba, Paraná. CEP: 80810-110), até o dia 11 de setembro.

Para obter mais informações ou esclarecer dúvidas, basta entrar em contato com a equipe do Ler e Pensar pelo e-mail lerepensar@grpcomcom.br ou telefone (41) 3340-7969. O hotsite do projeto (www.institutogrpcom.org.br/concurso-ler-e-pensar/sobre-o-concurso.html) também já pode ser acessado. Lá, estão reunidas informações sobre o Concurso Cultural, as premiações, regulamento, fichas para inscrição das produções, fundamentais no processo de avaliação, autorização que deve ser preenchida pelos pais e os vencedores das outras edições do concurso.  

Além da possibilidade de conquistar prêmios, participar do Concurso Cultural significa ter a chance de ver os trabalhos desenvolvidos durante o ano publicamente valorizados.