17/06/2014

Estão abertas as inscrições para o Concurso Cultural Ler e Pensar 2014

Foi aberto no início do mês um dos momentos mais esperados do Ler e Pensar, o Concurso Cultural do projeto. Realizado anualmente para alunos, professores, escolas e secretarias de educação, o concurso reconhece iniciativas e projetos de impacto social e educacional elaborados de forma encadeada e motivadora.

Podem participar do Concurso todos os alunos e professores matriculados no projeto Ler e Pensar em 2014. Para os alunos, a participação acontecerá por meio de quatro categorias, divididas de acordo com seu nível escolar: Ilustrador Mirim, Cartunista Mirim, Redator Júnior e Repórter Teen. Os professores participarão da categoria Prática Pedagógica, em que serão premiados os três melhores trabalhos enviados, cujas práticas melhor atendam ao regulamento vigente e tenham maior relevância social e educacional. As categorias Mobilização e Compromisso servirão para a premiação dos melhores trabalhos de escolas e secretarias de educação, respectivamente.

Criado em 2008, o Concurso Cultural Ler e Pensar tem como objetivo a valorização e a estimulação de práticas pedagógicas que usam o jornal impresso e digital como meios na formação de leitores críticos e cidadãos conscientes.

Neste ano, os trabalhos devem versar sobre a Escolha Consciente, temática central escolhida pelo projeto. As inscrições poderão ser feitas até dia 12 de setembro.

                                                           

Reconhecimento

A premiação para educadores e estudantes ocorrerá no mês de outubro, durante o Seminário de Educação & Leitura Ler e Pensar e no evento de apresentação teatral para estudantes, que ocorrerá no Teatro Guaíra.

Hot site exclusivo

O regulamento completo do Concurso e orientações para cada categoria podem ser encontrados no site exclusivo do Concurso Cultural.