31/03/2015

Novas tecnologias: o uso consciente é possível

Diante de fenômenos tecnológicos cada vez mais intensos, discutir e buscar compreender o que motiva a ascensão permanente do interesse de crianças e jovens por computadores, tabletes e smartphones é fundamental.

A relação com as ferramentas é estabelecida cada vez mais cedo e, também por esta razão, não são poucas as dúvidas de pais e professores sobre como utilizar as possibilidades com coerência e maturidade. Para incentivar a abordagem, o Ler e Pensar definiu para 2015 o tema Uso Consciente das Tecnologias.

O assunto já vem sendo trabalhado pelas escolas participantes do projeto e vai conduzir os trabalhos produzidos para o Concurso Cultural deste ano. Como nas outras edições, os estudantes podem se inscrever nas categorias de Ilustrador Mirim, Cartunista Mirim, Redator Júnior e Repórter Teen. Os professores concorrem em Práticas Pedagógicas, escolas em Mobilização e as Secretarias de Educação mais envolvidas são reconhecidas na categoria Compromisso.

O Concurso acontece de junho a outubro e, até lá, mais informações sobre o assunto serão divulgadas nos canais de comunicação do Ler e Pensar.  

BOLO Especial Tecnologia

Hoje (31), uma edição especial do BOLO (Boletim de Leitura Orientada) sobre Tecnologia foi lançada. O material fornece dicas pedagógicas, sugestões de atividades e apresenta um artigo, além de outros conteúdos exclusivos relacionados à temática. Todas as escolas e educadores que participam do Ler e Pensar recebem a edição até o dia 06 de abril.