10/04/2014

Projeto 98FM nas Escolas é lançado em Curitiba

O projeto 98FM nas Escolas, desenvolvido pelo Instituto GRPCOM e Rádio 98FM, foi lançado oficialmente nesta quarta-feira (9), para cerca de 190 alunos do Colégio Estadual Sebastião Saporski, do bairro Abranches, em Curitiba. A escola foi selecionada para receber o projeto neste ano e terá 20 vagas para distribuir entre os estudantes de 10 turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio.

No evento de lançamento, os alunos conhecerem detalhes sobre a metodologia e viram como serão realizadas as oficinas de rádio. A coordenadora do projeto pelo Instituto GRPCOM, Antoniella Amil, também falou sobre a parceria com o departamento dos cursos de Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), que neste ano vai ministrar quatro oficinas envolvendo desde a história da mídia rádio até as oportunidades de carreira na área de comunicação. Universitários dos cursos de Jornalismo, Rádio e Televisão e Publicidade e Propaganda, farão as oficinas em conjunto com os professores da universidade. Rubens Eduardo Pazdziora, o Duka do marketing da 98FM, que está organizando as oficinas da rádio, representou a emissora no evento de lançamento e entregou diversos brindes aos alunos.

De acordo com Antoniella, a receptividade reflete boas expectativas para o projeto. “Os alunos pareciam bem interessados e a diretora até comentou que vai faltar vaga, pois a demanda será grande. O que para nós é muito bom, pois ter alunos interessados e engajados é o que fará a diferença durante o semestre em que estaremos na escola”, destaca.

Antoniella lembra que a seleção da escola levou em conta o interesse de uma das professoras de Língua Portuguesa, que enviou um email à Rádio 98FM pedindo que o projeto fosse levado para lá. “E a diretora Viviane Magali Bajerski nos recebeu de braços abertos, viabilizando nossa entrada e implantação do projeto na escola”, comenta.

A partir de agora os alunos interessados em participar farão suas inscrições na própria escola até o próximo dia 17 de abril. Com a turma fechada começarão as ações do projeto. A primeira será no dia 28 de abril com uma visita à Rádio 98FM para que os alunos possam ver de perto como funciona uma emissora, seus setores e conhecer os profissionais envolvidos.  Depois disso começam as oficinas, que acontecerão todas às segundas-feiras das 13h30 às 17h30, na escola, até o dia 18 de agosto, data do último encontro no qual os alunos receberão um certificado e participarão de uma confraternização.

Rádio Escola
Nas oficinas com a equipe da 98FM, os alunos vão aprender a fazer uma Rádio Escola. O colégio tem os equipamentos necessários à disposição dos estudantes, mas falta orientação para que utilizem e tirem proveito do canal de comunicação. “Nosso objetivo é deixar estes 20 alunos aptos a colocarem em funcionamento e tocarem a rádio da escola”, destaca a coordenadora do projeto.  

Durante as oficinas, os estudantes vão escolher um nome para a rádio, criar a logomarca e vão aprender a fazer locução, vinheta e programação. “Estamos muito esperançosos de que a rádio ficará funcionando a todo vapor. Para nós do Instituto GRPCOM e da Rádio 98FM poder despertar o protagonismo e ofertar uma atividade extracurricular de qualidade para esses adolescentes é fundamental”, concluiu Antoniella.

 

Curta o Instituto GRPCOM

Fique por dentro das novidades do IGRPCOM