28/05/2012

Associação MarBrasil é vencedora da quarta edição do Prêmio ODM

Neste mês foram divulgados os vinte vencedores do 4º Prêmio ODM Brasil – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, cujo objetivo visa reconhecer ações, projetos e programas de prefeituras e organizações da sociedade civil que privilegiem algum dos oito objetivos do milênio.

No Paraná, a Associação MarBrasil (que participa do projeto Serviços e Cidadania, do Instituto GRPCOM), foi premiada pela prática REBIMAR (Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha), conjunto de ações socioambientais com base na utilização de Recifes Artificiais para auxiliar a recuperação da biodiversidade marinha e dos estoques pesqueiros. Os Recifes Artificiais do Programa REBIMAR são blocos de concreto instalados no fundo do mar. Estas estruturas proporcionam local para fixação, abrigo e alimento para diversas espécies marinhas, contribuindo para o aumento da biodiversidade na região onde são instalados.

A iniciativa é realizada pela Associação MarBrasil e pela Fundação da Universidade Federal do Paraná (FUNPAR), com financiamento da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SETI-PR), e apoio do Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná (CEM-UFPR) e Instituto Federal do Paraná – Campus Paranaguá (IFPR). A partir de 2010, o Programa passou a contar com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.
 
 

Texto: Assessoria de Imprensa Associação MarBrasil / Foto: Vinicius Araujo