06/09/2013

Corda Bamba: confira o que cada colégio realizou na última prova da gincana

A quarta prova da Gincana Corda Bamba foi a Ação Cidadã. A atividade mobilizou todos os colégios e comunidades a promoverem iniciativas de cunho social e cidadão. Abaixo um resumo da iniciativa promovida por cada colégio participante:

 

Colégio Estadual Professora Maria Luiza Franco Pacheco – Balsa Nova

 Ação: “A Cidadania está Fazendo Chamada: responda presente”

O que foi feito: o colégio envolveu alunos, professores e a comunidade em geral para revitalizar suas próprias dependências. No dia da ação, foi realizada a pintura das salas de aula, construção de uma quadra de areia, além da montagem de tendas com informações e serviços para a comunidade.

Colégio Estadual Ipê – São José dos Pinhais

Ação: “Transformando o Espaço Escolar no Jardim Ipê”

O que foi feito: o colégio revitalizou seu espaço externo. Os alunos se envolveram em todas as etapas, desde a busca de doações, até revitalização completa da área externa. Os muros foram pintados e todo o lixo foi recolhido do entorno.

Colégio Estadual Beatriz Faria Ansay – Curitiba

Ação: “Revitalização do Espaço de Lazer da Vila Pompeia”

O que foi feito: foi promovida a revitalização da Vila Pompeia, próxima ao colégio. Os alunos fizeram a limpeza do local, pintura e jardinagem, com reposição de areia e grama e ainda envolveram a associação de moradores do local na ação.

Colégio Campos Sales – Campina Grande do Sul

Ação: “Os Idosos do amanhã”

O que foi feito: uma tarde diferente e animada para os moradores do asilo Lar da Vovó.

O objetivo era estimular o bem estar, levar alegria e confraternização. Os alunos também arrecadaram mantimentos, produtos de higiene pessoal, roupas de cama e banho.

Colégio Elias Abrahão – Quatro Barras

Ação: “Viva Cidadania”

O que foi feito: o colégio não desenvolveu apenas uma ação, mas estabeleceu uma parceria com a Casa Moriá, local que abriga ex-moradores de rua do bairro em que se encontra o colégio.

Colégio Flávio Ferreira da Luz – Curitiba

Ação: “Desengavetando o centro cultural do bairro novo, para enriquecer o patrimônio humano, de novo” 

O que foi feito: uma mobilização social, com abaixo-assinado para reivindicar a construção de um centro cultural no Bairro Novo. No dia da ação foi realizada uma passeada para esclarecer a comunidade sobre a manifestação, solicitar apoio e exigir a imediata execução do projeto.

Colégio Guatupê – São José dos Pinhais

Ação: “Sou o principal agente da minha história”

O que foi feito: a escola promoveu uma ação cultural envolvendo pais e alunos. Um dia de apresentação de paródias, uma mini gincana com tarefas sobre o tema cidadania e distribuição de mudas para o plantio.

Colégio Hasdrubal Belegard – Curitiba Sítio Cercado

Ação: “Projeto Show de Trânsito”

O que foi feito: um dia de orientação para motoristas e pedestres sobre segurança no trânsito. A ação aconteceu na frente do Colégio, com orientação e entrega de folder para a comunidade.

Colégio Lindaura Ribeiro Lucas – São José dos Pinhais

Ação: “A Esperança”

O que foi feito: os alunos fizeram a limpeza e revitalização do espaço interno do colégio e também da horta mantida pela escola. Tudo começou com uma campanha com cartazes e avisos sobre a ação para envolver toda a escola. No dia “D”, aconteceu a pintura de uma sala de aula e a limpeza.

Colégio Professor Brasílio Vicente de Castro – Curitiba CIC

Ação: “Brasílio em Ação”                                   

O que foi feito: o colégio envolveu a comunidade, promovendo um dia de serviços e informações úteis.  Foram realizadas oficinas de recreação infantil e montados postos de serviços para a população com: manicure, corte de cabelo, aferição de pressão e prevenção sobre hipertensão, doação de medula e sangue, consultoria jurídica e psicológica, além da arrecadação de roupas e alimentos.

Colégio Teotônio Vilela – Curitiba CIC

Ação: “Revitalização das quadras externas”

O que foi feito: reforma e revitalização das quadras de basquete, futebol e vôlei da escola. Os alunos foram atrás de doação de tintas e no dia “D” revitalizaram o local, fazendo as marcações nas quadras e a reforma das traves de futebol.