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Ler e Pensar

O Ler e Pensar é um projeto de incentivo à leitura, dirigido a alunos do Ensino Fundamental e Médio de escolas e instituições públicas e particulares do Paraná.

Criado em 1999 pelo jornal Gazeta do Povo, é um projeto de incentivo à leitura e cidadania que por meio da mídia jornal e da educação contribui com a formação de educadores, crianças e jovens no Paraná. Trabalhando com a leitura e informação, os estudantes passam a ter melhor visão do mundo a sua volta e compreensão daquilo que leem, e se sentem inseridos na sociedade, com capacidade de exercer sua cidadania.
 

            

             
 

Em sala de aula

O Ler e Pensar defende que a utilização do jornal como recurso pedagógico pode ser desenvolvida sob três aspectos:

  • Apoio aos conteúdos didáticos e disciplinas escolares;
  • Objeto de estudo (os alunos entendem qual a função da mídia e como o jornalismo é estruturado por diferentes opiniões);
  • Possibilidade de autoria (quando os alunos criam jornais nas escolas e se expressam por meio da mídia).

Abrangência do Ler e Pensar

Desde sua criação em 1999, o Ler e Pensar já beneficiou mais de milhares de professores e estudantes e dezenas de municípios do Estado do Paraná.

Reconhecimento

A metodologia de uso do jornal proposta pelo projeto é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2010, por contribuir com o objetivo 2 - Educação Básica de qualidade para todos.

Em 2011, o projeto foi o vencedor mundial do prêmio Prêmio Mundial de Jovens Leitores, na categoria Newspaper in Education, promovido pela Associação mundial de Jornais (WAN), que reconhece as mais efetivas ações de jornal e educação, voltadas à formação de jovens leitores.

Recebeu também a Menção Honrosa José Mindlin, do Prêmio VIVALEITURA, que é uma iniciativa do Ministério da Cultura, Ministério da Educação e da Biblioteca Nacional para reconhecer as melhores iniciativas de promoção da leitura no país.

E em 2012 o Ler e Pensar foi apresentado para o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em Brasília, por ser considerado exemplo de um projeto bem sucedido e referência no Programa de Jornal e Educação para a ANJ – Associação Nacional de Jornais.

 

 

 

Apoio a educadores e estudantes

O projeto oferece assessoria pedagógica aos professores participantes, por meio de programa de formação continuada com certificação, atividades pedagógicas, eventos culturais e materiais didáticos.

Materiais didáticos

Jornal Gazeta do Povo na Escola

A presença do jornal no ambiente educativo contribui para o aprimoramento da expressão dos alunos, desenvolve reflexão e visão crítica, melhor compreensão dos acontecimentos da sociedade e incentiva a atuação efetiva na realidade em que estão inseridos.

BOLO – Boletim de Leitura Orientada

Produzido com apoio acadêmico, o Boletim de Leitura Orientada tem circulação quinzenal e é dirigido aos professores que participam do Ler e Pensar. Por meio de notícias publicadas no jornal, o BOLO oferece uma série de sugestões e abordagens que auxiliam o professor a desenvolver o trabalho em sala de aula com o jornal. Além disso, traz reconhecimento aos educadores, divulgando práticas pedagógicas realizadas nas escolas.

Outras publicações de apoio pedagógico como como Guia de Orientação do Professor, o livro Leitura: o mundo além das palavras e apostilas para cursos de formação continuada, disponíveis para consulta e download na plataforma de educação a distância.

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