Ler e Pensar

Ler e Pensar é um projeto de formação de professores da rede pública e básica de todo o Brasil, que usa a mídia jornal pedagogicamente para promover a leitura, a cidadania e a alfabetização midiática aos estudantes.

Sobre o Projeto

Criado em 1999 pelo jornal Gazeta do Povo, o Ler e Pensar já beneficiou milhares de professores e estudantes por meio da sua proposta de educomunicação. Trabalhando com a leitura e a informação, os professores transformam suas aulas em experiências de aprendizagem significativas por meio de metodologias ativas, para o estudante do século XXI, que passam a ter melhor visão do mundo à sua volta e melhor compreensão daquilo que leem.

Benefícios

O Ler e Pensar oferece aos participantes:

  • assinatura digital do jornal da Gazeta do Povo;
  • cursos de formação continuada em EAD com certificação;
  • possibilidade de participação em eventos educacionais e divulgação das práticas na Gazeta do Povo;
  • materiais didáticos e assessoria pedagógica direcionada e muito mais…

Tudo isso, de graça para professores da rede pública e básica!

Clique aqui e inscreva-se.

 

A mídia em sala de aula

Defendemos que a utilização do jornal como recurso pedagógico pode ser desenvolvida sob três aspectos:

  • Apoio aos conteúdos didáticos e disciplinas escolares (COM a mídia);
  • Possibilidade de autoria, que é quando os alunos se tornam protagonistas e se expressam por meio da mídia (PELA mídia).
  • Objeto de estudo: os alunos entendem qual a função da mídia e como o jornalismo é estruturado por diferentes opiniões (PARA a mídia);

Reconhecimento

A metodologia de uso do jornal proposta pelo Ler e Pensar é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2010, por contribuir com o objetivo 2 dos então Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – Educação Básica de qualidade para todos. E, no ano passado, conquistou o selo GAPMIL (Global Alliance for Partnerships on Media and Information Literacy), da Unesco,  como reconhecimento pelo trabalho que desenvolve com professores e estudantes de escolas públicas, além de receber a menção honrosa na categoria Educação da 13ª edição do Prêmio Ozires Silva.

Clique aqui para conhecer os demais reconhecimentos e aproveite para se inscrever no Projeto.

 

CONTATO

Nossa equipe está à disposição para atender professores e equipes pedagógicas de escolas e Secretarias de Educação que tenham interesse em participar do Projeto, bem como empresas e instituições que queiram ser parceiras. Basta fazer contato por meio do nosso e-mail e telefone abaixo:

lerepensar@grpcom.com.br

☎️ (41) 3340-7923

(41) 9 9233-0560 (WhatsApp)

Redes sociais: Facebook | Instagram

Realização:

 

 

Apoio Institucional:

 

Apoio:

 

Padrinhos Sociais:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.