10/08/2016

Instituto GRPCOM lança o Impulso para fortalecer o Terceiro Setor

                                     

A partir de hoje, o Instituto GRPCOM conta com um novo e importante programa voltado para o fortalecimento do Terceiro Setor, o Impulso. O programa foi formatado para literalmente impulsionar mudanças significativas na gestão das OSCs do Paraná. Para isso, pretende promover conexões e novos vínculos entre pessoas e instituições, por meio do seu site que terá um cadastro constantemente atualizado das entidades. Também busca sensibilizar pessoas de diferentes segmentos da sociedade, estimulando ações voluntárias, seja apoiando os projetos, seja divulgando possibilidades de atuação voluntária.

A proposta do Impulso é a de oferecer ferramentas, capacitação e oportunizar o voluntariado interno e externo em prol do fortalecimento do terceiro setor, com ações que gerem mais resultados para as organizações beneficiadas de forma a empoderá-las para que tenham mais condições de superar os desafios que enfrentam. Na prática, trata-se da união dos antigos projetos “GRPCOM Atitude” e “Serviços e Cidadania”, acrescidos de mais uma infinidade de oportunidades e serviços para as OSCs e todos os interessados no Terceiro Setor.

Para atingir seus públicos e objetivos, o programa Impulso irá atuar em duas frentes: interna e externa. Internamente, a atuação do Impulso irá criar um canal de contato junto aos colaboradores do grupo GRPCOM que são ou desejam se tornar voluntários e as organizações da sociedade civil, bem como auxiliar nas mais diversas áreas – tais como o jornalismo (TV / Jornais) e a programação (TV / Rádios), em programas e reportagens, e sugerindo pautas relevantes “do bem”.

                                                    

As frentes externas são todas voltadas para gerar mudanças significativas na gestão das organizações da sociedade civil do Paraná e promover conexões e novos vínculos entre pessoas e instituições:

Ferramenta de diagnóstico: Por meio de uma plataforma virtual gratuita disponibilizada no site do Impulso, as OSCs cadastradas no Instituto GRPCOM vão poder realizar um diagnóstico do panorama da estrutura de gestão e comunicação atual de suas organizações. Ao responder dez blocos de perguntas, divididos em temas macros, a ferramenta dá um panorama da estrutura de gestão e comunicação da organização que servirá como base para que a OSC priorize o acesso aos serviços que sejam mais impactantes para a sua realidade.

Lista online de OSCs cadastradas: Esse serviço já existia no site do projeto Serviços e Cidadania, mas será aprimorado, constantemente atualizado, e ainda mais divulgado para o público em geral.

Conselhos Regionais e Rede do Terceiro Setor: Serão criadas em cada uma das regionais onde o Instituto GRPCOM atua Conselhos Regionais e Rede do Terceiro Setor, a fim de contribuir para a legitimidade, visibilidade e eficácia do projeto e com reuniões bimestrais (Rede) e/ou semestrais (Conselhos).

Eventos presenciais para as OSCs: O programa Impulso irá oferecer eventos de interesses das OSCs nos formatos Fórum, Congresso, Painel e Hackaton.

Formação de mentores e parceiros: Para promover contato entre as pessoas interessadas em prestar mentoria e as OSCs cadastradas no Instituto GRPCOM, o programa Impulso irá oferecer, a partir de 2017, formação para mentores, que podem ser colaboradores do GRPCOM ou parceiros do Instituto. O objetivo é provocar questionamentos, contribuir com novas perspectivas e expertise.

Capacitações presenciais e em EAD: O Impulso irá oferecer aos colaboradores das OSCs cadastradas capacitações presenciais e em EAD no formato de palestras (2h), oficinas (4h a 8h) e cursos (mais de um dia). Essas capacitações podem ser ministradas pelo próprio Instituto ou junto com instituições parceiras e terá como tema as principais deficiências do setor, de acordo com os relatórios obtidos através da ferramenta de diagnósticos.

Serviços: As OSCs cadastradas poderão utilizar o site do Impulso para cadastrar demandas por serviços voluntários e parcerias.  Além do site, essas demandas serão divulgadas nas redes sociais e em outros espaços de comunicação do Instituto GRPCOM. Essas solicitações permanecerão no site por 3 meses e qualquer pessoa física ou jurídica poderá assumir o serviço, sem qualquer intermediação inicial do Instituto.

É inegável a contribuição do Terceiro Setor no desenvolvimento das Políticas Públicas, na empregabilidade e no alcance do bem comum. No Brasil, o setor de organizações da sociedade civil (OSC) é composto por 323 mil instituições; e só no Paraná, são mais de 24 mil. Apesar da imensidão deste universo – que é em grande parte social – existe ainda uma carência por plataformas que ofereçam apoio para o seu desenvolvimento, de maneira holística. ​ “O Impulso vai auferir, unir e potencializar essas oportunidades”, conta a superintendente do IGRPCOM, Ana Gabriela Simões Borges.

Conheça o site do Impulso e impulsione grandes ideias: