05/08/2015

Seminário Ler e Pensar acontece dia 27 de outubro

Este ano, o Seminário de Educação e Leitura Ler e Pensar chega a 12ª edição. O evento, tradicionalmente realizado no Teatro Guaíra, vai acontecer dia 27 de outubro (terça-feira) a partir das 19h. A abertura dos portões tem início às 18h30.

Todos os educadores que participam do projeto são convidados a comparecer e aproveitar momentos de entretenimento, cultura e conhecimento. E, desta vez, o convidado de honra é o músico Renato Teixeira, considerado um dos maiores compositores do Brasil. Autor de sucessos como “Amanheceu”, “Tocando em Frente”, “Frete” e “Romaria”, é apontado por muitos como um dos mestres da música de origem caipira, mas conquista públicos das mais diversas preferências musicais.

Ele vai participar de um bate-papo e conduzir um pocket show, com voz e violão, que embalará o evento de reconhecimento e premiação dos professores, escolas e secretarias de educação que vencerem o Concurso Cultural 2015. Eles serão premiados nas categorias Prática Pedagógica, Mobilização e Compromisso, respectivamente.

A participação é gratuita. Para garantir a vaga, basta preencher, até o dia 24 de agosto, o formulário com os dados pessoais, que pode ser acessado clicando aqui.

Renato Teixeira

O músico nasceu em Santos e em seus mais de 45 anos de carreira, gravou canções que se tornaram verdadeiros hinos. Já fez parcerias com músicos como Pena Branca & Xavantinho, Zé Geraldo, Sérgio Mineiro e Almir Sater. Em 2010, gravou Amizade Sincera em parceria com o amigo de longa data, Sérgio Reis.

 

(Foto: Eduardo Galeano)                                                                   (Foto: Carina Zaratin)

Evento para estudantes

Dia 28 de outubro (quarta-feira), é a vez de os estudantes participantes do projeto irem ao Guaíra. Eles são convidados especiais para assistir à peça teatral O Curupira, produzida e encenada pelo Teatro Parque da Criança. No mesmo dia, os alunos vencedores do Concurso Cultural 2015 nas categorias Ilustrador e Cartunista Mirim, Redator Júnior e Repórter Teen são reconhecidos e premiados publicamente.

Para solicitar os ingressos da turma, basta entrar em contato com a Secretaria de Educação, com a direção da escola ou com a equipe do projeto pelo e-mail lerepensar@grpcom.com.br. As vagas são limitadas!

(Foto: Rubens Nemitz)

O Curupira: sinopse

Na floresta, alguma coisa está para acontecer. Curupira está agitado. Num outro ponto da mata, os homens discutem sobre o melhor lugar para a construção de um grandioso empreendimento: a derrubada vai começar imediatamente. Curupira entende o que está acontecendo e tenta alertar os animais do perigo eminente que correm. Enquanto isso, Sr. João, o guarda florestal, faz sua caçula adormecer, contando a ela uma história sobre o Curupira. No outro dia, se despede da família: ficará cerca de três meses num acampamento próximo ao local da grande derrubada. Curupira corre de um lado para o outro, os bichos fogem assustados, a mata está sendo destruída. Depois de muitas confusões, Curupira e João fazem os madeireiros desistirem da ideia. Por enquanto, a floresta está salva. Mas Curupira sabe que ainda tem muito trabalho pela frente…